Doenças Autoimunes
Diabetes Tipo 1
O que são doenças autoimunes ?
Numa situação normal, ao sofrerem a maturação os linfócitos T cujos recetores reconhecem os antigénios do próprio indivíduo são eliminados ou ficam inativos, mas por vezes existem deficiências no funcionamento do nosso sistema imunitário que provocam doenças e desequilíbrios.
No caso das doenças autoimunes, estas resultam de uma reação excessiva do sistema imunitário (hipersensibilidade) contra os antigénios do próprio indivíduo.
Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes, como a lúpus, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, síndroma de Behçet e doença celíaca.
Tipos de diabetes
A diabetes é uma doença caracterizada por concentrações de glicose (glicemia) no sangue altas, ou seja, hiperglicemia. Estes níveis elevados podem dever-se a uma deficiência na produção de insulina (tipo1) ou por uma redução dos recetores da insulina nas células-alvo (tipo 2).
Os três tipos de diabetes mais comuns são: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

A diabetes gestacional ocorre em cerca de 4% das gravidezes. Nesses casos a mulher deve ser acompanhada por um médico e ter alguns cuidados, por exemplo, na alimentação para evitar complicações possíveis tanto para a mãe como para o bebé. Normalmente, após o parto, os níveis de glicemia regularizam.
O que é diabetes tipo 1 ?
A diabetes tipo 1 começa a manifestar-se muito precocemente, na infância ou adolescência, pode surgir por herança genética ou pode dever-se a fatores ambientais como infeções virais.
Esta doença deve-se à destruição de células do pâncreas (responsáveis por produzir insulina) pelos linfócitos T citotóxicos. Além disso, no soro dos diabéticos, é possível encontrar anticorpos que conbatem estas células pancreáticas.
Sintomas
-
Vontade frequente de urinar;
-
Aumento de apetite;
-
Sede constante;
-
Perda de peso;
-
Fraqueza;
-
Fadiga;
-
Nervosismo;
-
Feridas com cicatrização lenta.
Diagnóstico
Quando aparecem os primeiros sintomas, normalmente, os diabéticos dirigem-se ao médico e caso os sintomas possam indicar a possibilidade de a pessoa ter diabetes tipo 1 realizam-se exames, como análises sanguíneas, análises à urina e o teste da tolerância à glicose.
Análises sanguíneas - Através das análises sanguíneas é possível avaliar os níveis de glicemia, hemoglobina, hematócrito, colesterol , triglicerídeos e hemoglobina glicada, e o médico vai poder tirar conclusões relativamente ao estado de saúde do paciente.
Análises à urina - A realização de análises à urina permite avaliar o funcionamento dos rins, um dos órgãos mais afetados pelos diabetes.
Teste de tolerância à glicose - O teste de tolerância à glicose tem como objetivo identificar casos de resistência à insulina.
Tratamento
Embora não exista uma cura para a diabetes tipo 1, existem formas dos indivíduos manterem uma vida normal, através do exercício físico, alimentação saudável, controlo dos níveis de açúcar no sangue, um acompanhamento médico e a aplicação diária de insulina.
Insulina - A insulina é a responsável pela regulação da entrada de glicose nas células do organismo, ou seja, permite a penetração da glicose nas células, pois existem recetores específicos para a insulina nas células.
Quando a glicose não consegue entrar nas células, acumula-se na corrente sanguínea e os níveis de glicose ficam elevados.
Vias de administração:

Seringa Convencional

Seringas Pré-cheias

Canetas Injetoras

Bombas de administração subcutânea contínua
Tipos de Insulina

Melhores locais para a sua aplicação:

Cuidados
-
Exercício físico;
-
Controlo da dieta;
-
Verificação da Glicemia;
-
Consumo de álcool moderado;
-
Não fumar;
-
Evitar saunas;
-
Controlar os níveis de stress.
Complicações Possíveis
-
Neuropatia e Amputação;
-
Retinopatia;
-
Nefropatia;
-
Doença Cardiovascular;
-
Hipertensão;
-
Infeções;
-
Feridas nos pés
Viver com Diabetes Tipo 1
Atualmente já existem tratamentos para a diabetes tipo 1 e algumas pesquisas no sentido de procurar uma cura. No entanto, os portadores da doença devem ter vários cuidados na alimentação, no exercício, entre outros.
Existem também muitos sites informativos, vídeos esclarecedores, livros, entre muitos outros recursos de fácil acesso a qualquer um.
Casos de celebridades com Diabetes Tipo 1

Nick Jonas - é um músico, cantor, compositor, produtor e ator estadunidense. É cofundador da banda Jonas Brothers.

Halle Berry - é uma atriz estadunidense vencedora dos prémios Oscar, Globo de Ouro, Urso de Prata, Emmy e Screen Actors Guild.

José Loreto - é um ator brasileiro
Investigações Recentes
Foi aprovado recentemente nos EUA o teste em humanos de um método que consiste em inserir no indivíduo diabético (do tipo 1) células beta saudáveis que utilizam uma cápsula protetora para se protegerem de ataques do sistema imunitário.

Notícia de dia 21 de maio de 2016 – RTP1
"Uma farmacêutica dinamarquesa está a desenvolver um comprimido de insulina de longa duração para substituir as múltiplas injeções diárias a que os diabéticos estão sujeitos.
Os trabalhos estão em fase avançada e a empresa pretende lançar o produto dentro de três anos. Ao mesmo tempo, são desenvolvidas investigações na área das células estaminais para um dia poder recriar insulinas dedicadas às necessidades de cada diabético."